Início

Mais de 20 mil atletas em 64 modalidades

Quarta, 21 Junho 2017

Mais de 20 mil atletas em 64 modalidades

«A Seixaliada prepara a sua 34ª edição». A frase dá início ao do evento em 2017, aprovado por unanimidade no Plenário de Coletividades reunido no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal no dia 6 de março. Na sessão foram ainda apresentados os representantes associativos na Comissão Organizadora de 2017 e aprovado por unanimidade o relatório final da edição de 2016 da grande festa do desporto para Todos.

O relatório dá a medida do sucesso da edição do último ano, realizada sob o lema «Várias Modalidades, Um Só Objetivo». Foram 4 semanas, 216 eventos, 64 modalidades e 20 235 participantes, numa organização que junta a Câmara Municipal do Seixal, Movimento Associativo, Juntas de Freguesia e Escolas do Concelho, e que conta também com o apoio da Cruz Vermelha do Seixal, associações de bombeiros, forças de segurança pública e patrocinadores.

Em representação da Comissão Organizadora da 33.ª Seixalíada, Rui Pinheiro salientou «uma capacidade organizativa ímpar» e frisou que «com poucos recursos conseguimos uma excelente qualidade, face a dificuldades imensas, fazendo da Seixalíada a maior festa do desporto popular e proporcionando a todos que habitam no concelho hábitos de vida saudável e incentivos a uma prática desportiva regular».

Estas conclusões são evidenciadas pelos resultados. Foram realizados 191 eventos de nível local, 20 de nível regional e 5 eventos de dimensão nacional. Dos mais de 20 mil participantes já referidos, 15 585 são do concelho, correspondendo a 77 por cento do total.

Já numa análise dos clubes participantes, a diferença é pouco significativa e afirma a dimensão nacional da iniciativa: 51 por cento são do Seixal e 49 por cento são de fora do concelho.

O plenário teve também na mesa Hélder Rosa, presidente da Associação das Colectividades do Concelho do Seixal, o qual saudou o «contributo dado pelos trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal no apoio a esta iniciativa» e agradeceu a disponibilidade das «forças humanitárias e de segurança para a realização de todas as atividades da Seixalíada».

Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, representou as juntas de freguesia na mesa do plenário. Amora foi o cenário da tradicional Festa de Abertura da Seixalíada na sua edição de 2016, a qual contou com 3753 participantes associativos e mais de 1500 munícipes, totalizando quase mais duas mil pessoas do que a abertura da edição anterior e representando o maior número de participantes dos últimos dez anos nesta iniciativa.

«A Festa de Abertura foi uma das mais bonitas e mais bem conseguidas de sempre e constitui um desafio superá-la» afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Amora. Manuel Araújo lamentou ainda que «um evento com esta dimensão não tenha mais atenção dos meios de comunicação nacionais, pelo menos tanta quanta é dada a eventos com menor impacto e envolvendo muito menos gente».

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

 

Redes Sociais

Facebook YouTube Twitter RSS

Hino da Seixalíada

There seems to be an error with the player !